Por que fazer um treinamento de avaliação perceptivo-auditiva da voz?
A avaliação perceptivo-auditiva é o principal instrumento de avaliação da clínica vocal. Por essa avaliação, as vozes são analisadas a partir da escuta do avaliador, que usa suas referências internas do que é uma voz normal ou alterada, bem como tipos e graus de alteração, para classificá-las. Essas referências são construídas a partir da experiência prévia do avaliador, seja por treinamento ou pela prática clínica, podendo, portanto, haver importante variação dessas referências.
Sendo assim, o objetivo do Calibrador Auditivo é padronizar as referências internas dos avaliadores iniciantes e calibrar periodicamente as referências dos profissionais, a fim de aumentar a concordância intra e interavaliador, favorecendo a confiabilidade da avaliação.
Este instrumento é estruturado em duas partes, uma para treinamento do parâmetro Rugosidade, e outra para Soprosidade, alterações prevalentes da clínica vocal. O Calibrador Auditivo considera aspectos que são indicados pela literatura como favoráveis ao processo de aprendizagem:
1. A repetição dos estímulos: você escutará mais de uma vez a voz a ser avaliada;
2. O uso de estímulos referências: serão disponibilizadas vozes que servirão como referências para cada grau de desvio do parâmetro em treinamento, que te auxiliarão a classificar corretamente a voz em avaliação;
3. Estímulo de diferenciação: para que facilite a diferenciação de R e B, estes parâmetros serão primeiramente apresentados e treinados separadamente;
4. Feedback: a cada tentativa de classificação você receberá uma devolutiva se sua resposta está certa ou errada.
Pesquisas anteriores* mostraram uma curva de aprendizagem ascendente a partir do treinamento para R e B, com melhora importante da concordância após o treinamento.
*Santos PCM, Vieira MN, Sansão JPH e Gama ACC. Effect of Auditory-Perceptual Training whith Natural Voice Anchors on Vocal Quality Evaluation. J Voice. 2017; 33(2):220-225. Santos PCM, Vieira MN, Sansão JPH e Gama ACC. Efeito de emissões âncoras de vozes sintetizadas na avaliação perceptivo-auditivo da voz. CoDAS. 2021; 33(1):e20190197. Gama ACC, Mata SM, Santos PCM, Vieira MN, Sansão JPH e Quinino RC. Auditory Training with Synthesized Voice Anchors: Effect on Rater Agreement